A plataforma "Covid teste rápido", que acaba de ser lançada, permite agendar a realização de testes rápidos à covid-19 em 62 locais em todo o país e ainda a execução de testes ao domicílio ou em empresas.

Trata-se de um portal que tem como objetivo principal sistematizar a informação sobre os testes antigénio, agregando os postos disponíveis em cada distrito, e permitir a marcação de testes em entidades devidamente certificadas para o efeito.

"Disponibilizamos não só informação sobre o teste, os locais onde os mesmos podem ser realizados, permitindo ainda que as pessoas que o queiram fazer possam fazer a marcação do teste à covid-19, seja em postos existentes próximos da sua área de residência ou mesmo ao domicílio, sendo que o mesmo se aplica também às empresas que o pretendam fazer junto dos seus colaboradores”, explica em comunicado João Monteiro, autor da iniciativa.

O teste antigénio é nasofaríngeo (com recurso a zaragatoa) e serve para controlo regular e confirmação de casos suspeitos. O teste realiza-se em cerca de 2-3 minutos e os resultados são apresentados em 15 minutos. Após a realização do mesmo, é enviado um relatório médico a todos os casos positivos.

/ MJC