«Só um ateu ou um idiota governaria contra a Igreja» - TVI

«Só um ateu ou um idiota governaria contra a Igreja»

Ramos Horta (foto Lusa)

Presidente da República, José Ramos-Horta, em entrevista à Lusa

O Presidente da República, José Ramos-Horta, afirmou este fim-de-semana à Agência Lusa que «só um ateu ou um idiota governaria contra a Igreja» em Timor-Leste.

«Não é possível nem deveria ser», respondeu José Ramos-Horta quando questionado pela Lusa sobre a hipótese de alguém governar em Timor-Leste afrontando a Igreja Católica.

«Só um ateu ou um idiota é que faria isso», sublinhou José Ramos-Horta numa entrevista realizada este fim-de-semana durante uma peregrinação em Soibada, Manatuto (centro).

José Ramos-Horta declarou também que o conflito entre o Governo de Mari Alkatiri e a Igreja, em 2004, foi «totalmente desnecessário».

«Eu defendi sempre, desde o início, parceria, parceria, parceria com a igreja», explicou o chefe de Estado timorense à Lusa.

«Não vou nada nessas cantigas da Europa, do Estado secular. Temos uma realidade bem diferente. A Igreja faz parte da História, da tradição, da identidade e da realidade corrente de hoje em Timor-Leste», acrescentou José Ramos-Horta.

«O país, para andar para a frente, tem que ser apoiado pela Igreja e o Estado deve apoiar a Igreja nas suas próprias missões nesta terra», defendeu também o Presidente da República.
Continue a ler esta notícia