Aumento do número de idosos nos corredores do hospital - TVI

Aumento do número de idosos nos corredores do hospital

Hospital (arquivo)

Administrador do Centro Hospitalar de Torres Vedras deixou alerta

Relacionados
O administrador do Centro Hospitalar de Torres Vedras alertou esta terça-feira para o aumento do número de doentes idosos em macas, nos corredores do serviço de medicina interna, responsabilizando as famílias e a falta de apoio dos serviços da tutela.

«De há um ano para cá existem sempre camas nos corredores e isso deve-se ao envelhecimento da população, à degradação das condições sociais e ao facto de as famílias terem cada vez menos condições para prestar cuidados aos idosos», afirmou à agência Lusa José Mateus, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Torres Vedras.

«Não podem ficar sozinhos»

Segundo o administrador, a rede de cuidados continuados na região também não está a funcionar «em pleno» e quando isso acontecer espera que «estes problemas se resolvam». «Estes doentes não podem ficar em casa sozinhos e algo está a falhar», apontou.

José Mateus adiantou que «mais de 50 por cento» dos internados na medicina interna são idosos, com doenças e problemas sociais, que em nada os impede de estarem em casa junto das famílias, que se recusam contudo recebe-los.

«Estamos a falar de doentes com sequelas de um acidente vascular cerebral que necessitam de tratamento ambulatório, doentes neurológicos e outros com mais de 70 anos com problemas relacionados com a idade», exemplificou.

10 e 15 doentes nos corredores

De acordo com o administrador, a medicina interna possui mais de duas centenas de camas, existindo em média «10 a 15 doentes» em macas no corredor, face à sobrecarga de doentes no serviço.

O aumento de doentes na medicina interna e a falta de médicos neste serviço, que vive em «grandes dificuldades» de recursos humanos, têm vindo a contribuir, segundo José Mateus, para uma maior demora no atendimento destes doentes, que passaram a ser vistos em média de dois em dois dias.

O Centro Hospitalar de Torres Vedras serve a população dos concelhos de Torres Vedras, Mafra, Lourinhã, Cadaval e Sobral de Monte Agraço.
Continue a ler esta notícia

Relacionados