PJ investiga desparecimento de obras de arte - TVI

PJ investiga desparecimento de obras de arte

PJ

Museu Municipal de Torres Vedras desconhece o paradeiro de 13 pinturas

Relacionados
A autarquia de Torres Vedras comunicou o desaparecimento de 13 obras de arte, alusivas às invasões francesas do Museu Municipal, ao Ministério Público, estando a investigação agora a cargo da Polícia Judiciária, segundo informação da Lusa.

As 13 pinturas pertencem a uma colecção de 14 obras de arte sobre as Guerras Peninsulares. No final doas anos 60, a câmara municipal encomendou as obras a um artista plástico, Óscar Comenda, que residia em Torres Vedras, onde acabou por falecer.

Em Novembro do ano passado, o presidente da câmara, do PS, Carlos Miguel, admitiu, numa assembleia municipal, desconhecer o paradeiro das obras de arte.

Segundo o autarca, «o processo foi entregue ao Ministério Público de Torres Vedras que por sua vez o remeteu para a PJ», depois da autarquia ter aberto um processo de averiguações interno, cujas conclusões se recusou a revelar, alegando «segredo de justiça».

A questão do desaparecimento foi levantada pela primeira vez pelo deputado municipal do PSD, João Flores da Cunha, numa assembleia municipal, em Abril de 2008, que deu por falta das pinturas no museu.

O presidente da câmara, em resposta ao deputado, afirmou que «aparentemente ocorreu um extravio ou furto do património em questão».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE