Está a decorrer uma megaoperação da Polícia de Segurança Pública (PSP) contra o tráfico de drogas e armas nos concelhos de Lisboa, Sintra, Leiria, Batalha e Pombal.

Em comunicado, a PSP de Leiria adianta estar a realizar esta manhã oito buscas domiciliárias e oito buscas não domiciliárias. A TVI sabe que já foram feitas pelo menos três detenções e apreendidas armas (3), heroína, cocaína, canabis, dinheiro (4 mil euros) e viaturas (4).

Os suspeitos foram detidos em flagrante por tráfico de droga, em Lisboa, e têm idades entre 31 e 54 anos.

Esta megaoperação, denominada de "Rotas Cruzadas 2", conta com centenas de operacionais e faz parte de um processo de investigação que dura há cerca de dois anos e que em junho deste ano levou à detenção de 17 pessoas e à apreensão de várias drogas.

Foram então detidos cinco mulheres e 12 homens, com idades compreendidas entre os 20 e os 44 anos, pela prática de vários crimes, em especial o de tráfico de droga.

Foram apreendidos 10.689 gramas de haxixe, 6.559 gramas de liamba, 876 gramas de MDMA (em cristais), 92 gramas de cocaína e 34 plantas de canábis.

Essa operação consistiu na realização de 24 buscas domiciliárias e 17 buscas não domiciliárias, incluindo a veículos e a um ginásio e um café, nos distritos de Lisboa, Leiria (Pombal, Albergaria dos Doze, Colmeias, Leiria, Marinha Grande, Foz do Arelho, Caldas da Rainha) e Santarém (Ourém, Entroncamento e Rio Maior).

Daniela Rodrigues