Milho: proprietário vai pedir indemnização - TVI

Milho: proprietário vai pedir indemnização

  • Portugal Diário
  • 6 set 2007, 16:00
Protesto contra o milho transgénico - Foto de Luís Forra/Lusa

«Em causa não estão só danos materiais, mas também danos morais»

Relacionados
O proprietário do campo de milho transgénico de Silves destruído em Agosto vai apresentar um pedido de indemnização cível contra os activistas do grupo Verde Eufémia, disse esta quinta-feira o advogado André Botelheiro, noticia a Lusa.

O montante da indemnização ainda não está calculado, uma vez que o proprietário espera pelo levantamento dos prejuízos que está a ser feito pelo Ministério da Agricultura.

«Em causa não estão só danos materiais, mas também danos morais», afirmou o advogado do proprietário, acrescentando que o pedido de indemnização se pode estender a «outras pessoas que, não estando no campo de milho, tenham incitado a prática do crime, sejam elas quem forem».

O proprietário do campo de milho transgénico pediu ainda a sua constituição como assistente no processo, «para poder cooperar com o Ministério Público na investigação, fornecendo provas».

No dia 17 de Agosto, activistas do grupo de luta contra os transgénicos Verde Eufémia invadiram um campo de milho em Silves, destruindo-o em parte.

Numa primeira estimativa dos prejuízos, o ministro da Agricultura disse que serão de cerca de 3.900 euros, já que o preço de uma tonelada de milho no mercado é de 230 euros e a mancha destruída na herdade, de cerca de um hectare, equivale a 17 toneladas.

Esta quinta-feira, a Comissão Permanente do Parlamento vai debater com o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, a destruição deste campo de milho e a actuação das forças de segurança que ali se encontravam.
Continue a ler esta notícia

Relacionados