Ex-presidente de junta julgado por desvio de 119 mil euros - TVI

Ex-presidente de junta julgado por desvio de 119 mil euros

Julgamento vai ter início dia 7

O tribunal de Barcelos inicia no dia 7 o julgamento do ex-presidente da Junta de Perelhal, naquele concelho, pelo alegado desvio de 119 mil euros dos cofres da autarquia, disse esta quinta-feira à Lusa fonte judicial.

O antigo autarca, Domingos Oliveira, industrial, foi acusado pelo Ministério Público dos crimes de peculato e falsificação de cheque.

O arguido já devolveu, entretanto, devolvido uma grande parte do dinheiro.

Domingos Oliveira foi presidente da Junta de Perelhal entre 2001 e 2009, sendo que recebia em casa toda a correspondência da autarquia.

Segundo a acusação, em causa estão cheques enviados pela Câmara de Barcelos, que o arguido depositaria na sua conta pessoal, depois de falsificar a assinatura dos outros membros do seu executivo.

O cheque de valor mais elevado (65 mil euros) dizia respeito à indemnização pela passagem da gestão do sistema de abastecimento de água da Junta para a Câmara.

Outros cheques eram para pagamento de trabalhos de pavimentação e para as gratificações dos cidadãos que estiveram a trabalhar nas eleições para a Presidência da República.

O Ministério Público garante que um dos cheques, no valor de 9.600 euros, foi parar à conta bancária da filha do autarca.

Ainda segundo a acusação, Domingos Oliveira manipulou as contas de gerência da Junta de 2005, 2006 e 2007, fazendo constar na rubrica «receitas da Câmara» valores «muito abaixo» dos efetivamente transferidos pelo Município.
Continue a ler esta notícia