A Marinha portuguesa coordenou hoje à noite o resgate de um tripulante de um navio mercante com bandeira de Hong Kong, que estava a navegar a cerca de 160 milhas (320 quilómetros) a oeste da cidade do Porto.

Em comunicado, a Marinha adianta que o alerta chegou ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC) pelas 21:35 de sábado, por parte do comandante do navio mercante “Nave Galatic”, com a informação de que teria a bordo um tripulante, de 55 anos e nacionalidade montenegrina, com suspeita de AVC (acidente vascular cerebral).

“Após avaliação médica urgente por parte de Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-MAR) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), foi decidido divergir o navio em direção a Lisboa, a fim de ser efetuada a evacuação médica com recurso ao helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa, que descolou do Montijo”, explica.

O resgate acabaria por ser efetuado cerca das 02:00 da manhã de hoje, tendo o paciente sido transportando para o Aeródromo Militar de Lisboa, onde chegou pelas 03:40.

Era esperado por uma ambulância do INEM, que o transportou para o hospital.

/ AM