Portugal voltou a vencer o prémio de melhor destino turístico do Mundo nos World Travel Awards, conhecidos como os "óscares do turismo".

É a segunda vez consecutiva que Portugal ganha este prémio. O primeiro-ministro já reagiu, no Twitter, a esta distinção, "felicitando os portugueses que contribuíram para esta vitória".

A cerimónia de atribuição dos prémios decorreu este sábado no Pátio da Galé, em Lisboa.

Para alcançar o título pelo segundo ano consecutivo, Portugal bateu 16 concorrentes - África do Sul, Brasil, Espanha, EUA, Grécia, Índia, Indonésia, Jamaica, Malásia, Maldivas, Marrocos, Nova Zelândia, Quénia, Ruanda, Sri Lanka e Vietname.

Na cerimónia deste sábado, que decorreu pela primeira vez em território nacional, Portugal foi distinguido com 16 prémios, um recorde, depois dos sete troféus de 2017 e dos quatro de 2016.

A ilha da Madeira foi considerada o Melhor Destino Insular do Mundo. É a quarta vez consecutiva (2015, 2016, 2017 e 2018) que a ilha conqusita este prémio, num ano em que foi também reconhecida, no passado mês de junho, como o melhor destino insular da Europa.

Destaque ainda para os Passadiços do Paiva, que foram distinguidos com o prémio de  Melhor Atração de Turismo de Aventura do Mundo, e para Lisboa, eleita a Melhor Cidade Destino e o Melhor Destino City Break do Mundo.

Em junho, Portugal já tinha sido reeleito como o Melhor Destino Turístico da Europa.

Citada em comunicado, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou ser “um enorme orgulho receber novamente esta distinção”.

Sermos os campeões do mundo no turismo pelo segundo ano consecutivo é sinal da capacidade de afirmação internacional de Portugal, graças ao trabalho de todos os portugueses. Portugal é de facto um destino imperdível. Este é, acima de tudo, um prémio para os portugueses”, comentou.

Também o Turismo de Portugal voltou, pela segunda vez consecutiva, a ser considerado o Melhor Organismo Oficial de Turismo do Mundo.

Este novo ‘óscar’ “é um enorme motivo de orgulho”, disse o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, garantindo que o “reconhecimento é para todos os colaboradores, que, diariamente, ultrapassam desafios e concretizam projeto atrás de projeto sempre com um propósito em vista: liderar o turismo do futuro”.

O portal visitportugal.com repetiu o feito de 2017 ao ser escolhido como Melhor Website Oficial de Turismo do Mundo.

Criados em 1993, os World Travel Awards reconhecem o trabalho desenvolvido na área da indústria turística a nível global, de modo a estimular a competitividade e a qualidade do turismo, sendo a seleção dos nomeados realizada anualmente à escala mundial pelo público em geral e por mais de 200 mil profissionais de turismo oriundos de 160 países.

Os nomeados para a grande final do prémio são os vencedores das galas regionais, aos quais se juntam outros nomeados pelo próprio WTA.