Casa Pia: 300 horas de notícias em dois anos - TVI

Casa Pia: 300 horas de notícias em dois anos

  • Portugal Diário
  • 25 nov 2007, 00:00
Catalina Pestana em tribunal

A TVI foi a estação de televisão que mais tempo dedicou ao processo

A cobertura mediática do caso Casa Pia nos dois primeiros anos atingiu uma dimensão nunca antes vista nos media portugueses, ocupando nesse período - 2002/2004 - mais de 300 horas nos espaços informativos das televisões nacionais, segundo dados da Marktest. Cinco anos depois, o caso perdeu mediatização, escreve a Lusa.

Nesses dois primeiros anos do caso, em que se verificou o maior pico de mediatização, RTP1, RTP2, SIC e TVI passaram mais de 315 horas de notícias, num total de 8.251 peças jornalísticas relacionadas com este assunto. Tratou-se de uma matéria jornalística que, em determinados momentos deste período, chegou a ocupar mais de metade do tempo informativo regular das estações.

Do número total de notícias, mais de um terço (36,2 por cento) foram transmitidas pela TVI, um valor que representou quase três mil peças emitidas, tendo como motivo central o caso Casa Pia, relacionado com suspeitas de pedofilia envolvendo alunos da instituição. A SIC foi o segundo canal com mais notícias sobre o assunto, ao totalizar 2.485 peças no período em análise.

Quase duas mil notícias foi o número atingido pela RTP1, enquanto a RTP2 transmitiu apenas 798 peças sobre o assunto.

Mais de 110 horas na TVI

Em duração, do total de 315 horas, a TVI também foi o canal com mais tempo dedicado ao caso, ultrapassando as 110 horas. A estação do grupo Media Capital foi seguida pela SIC, com 93,05 horas, e pela RTP1, com 78,54 horas, enquanto a RTP2 dedicou ao caso apenas 32,49 horas.

Em termos de visibilidade (medida através da poderação da duração das notícias pela sua audiência), foi a TVI que também liderou na cobertura do caso entre as quatro televisões nacionais.

De toda a informação vista sobre este caso, 38 por cento foi na TVI, 33,5 por cento na SIC, 25,6 por cento na RTP1 e 2,9 por cento na RTP2.

O estudo considerou apenas os serviços regulares de informação dos quatro canais generalistas e em sinal aberto no período entre 22 de Novembro de 2002 e 25 de Novembro de 2004, explica a Marktest.
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