530 alunos entraram na universidade sem acabar o liceu - TVI

530 alunos entraram na universidade sem acabar o liceu

Site das Novas Oportunidades atacado por hacker

Estudantes das «Novas Oportunidades» entraram apenas com nota do exame específico

Relacionados
Foram 530 os alunos que este ano entraram no ensino superior através do programa «Novas Oportunidades» sem terem terminado o liceu, noticia o «Expresso». Entre eles está Tomás Bacelos, o aluno que com apenas um exame de inglês entrou com a média mais alta na universidade este ano: 20 valores.

Estes alunos entram na faculdade apenas com a classificação que obtiverem no exame específico de curso a que concorrerem.

São cada vez mais os alunos a entrar num curso superior através do programa «Novas Oportunidades». O presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), Virgílio Meira Soares, garantiu que «nunca ninguém reclamou», mas perante os números entretanto conhecidos admite propor ao ministro Mariano Gago uma alteração à lei.

De acordo com o presidente da Federação Académica do Porto, Ricardo Morgado, «está a subverter-se o programa Novas Oportunidades, que foi criado para dar mais ferramentas a pessoas que não tiveram condições para estudar, e não para ser uma auto-estrada de acesso ao ensino superior, como está a acontecer».

«Estes estudantes estão a ocupar vagas de alunos que fizeram um secundário exigente com exames difíceis e que vêem agora esse percurso ser desvalorizado», disse.

Os dados mostram que, das 320 licenciaturas que receberam alunos das «Novas Oportunidades», 178 esgotaram as vagas, deixando de fora alunos que concluíram o ensino secundário pelo método «normal».
Continue a ler esta notícia

Relacionados