A1: ministra garante que não falta sangue aos feridos - TVI

A1: ministra garante que não falta sangue aos feridos

«Temos a garantia dos hospitais que os stocks de suplemento de sangue estão totalmente assegurados»

Relacionados
O suplemento sanguíneo necessário para os 32 feridos (todos hemofílicos) resultantes do despiste de um autocarro em Coimbra é suficiente nos três hospitais que receberam as vítimas, revelou fonte oficial do Ministério da Saúde.

«Temos a garantia dos hospitais que os stocks de suplemento de sangue estão totalmente assegurados», disse hoje à agência Lusa fonte do gabinete da ministra Ana Jorge.

A mesma fonte explicou que «a ministra esteve em comunicação com os hospitais» que receberam os 13 feridos graves e os 19 feridos ligeiros originados pelo acidente ocorrido ao final da manhã de hoje, que vitimou mortalmente uma pessoa.

«Não há problema nenhum [com os stoks de suplemento sanguíneo aplicado aos hemofílicos]», garantiu também à Lusa um médico cirurgião dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

O responsável precisou que, entre os feridos recebidos na sua unidade, dois doentes foram operados, com as cirurgias a correrem bem, e que os restantes estão em recuperação sob vigilância ou já tiveram alta.

Entretanto, já terminaram os trabalhos na zona do acidente feitos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), através do seu Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra, tendo sido emitido um comunicado em que se oficializam diversas informações.

A hora exacta do acidente foi às 11:52 de hoje, na saída Coimbra-Sul da auto-estrada número 1, sentido sul-norte, com o autocarro de passageiros que seguia com 34 pessoas a bordo (apenas o motorista não ficou ferido) a despistar-se e a capotar de seguida.

A Protecção Civil mobilizou para o local corpos de bombeiros e forças de segurança, articulando a resposta com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Estiveram no local 158 operacionais, 55 veículos, um Posto Médico Avançado e dois helicópteros do INEM.

As vítimas foram evacuadas para os Hospitais da Universidade de Coimbra, Hospital Pediátrico de Coimbra e Hospital dos Covões.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos