Algarve: 11 praias interditas devido a microalga - TVI

Algarve: 11 praias interditas devido a microalga

Praia

Pode causar problemas respiratórios, conjuntivites e dermatites

A prática balnear foi proibida esta sexta-feira em onze praias algarvias dos concelhos de Lagos e Vila do Bispo devido à detecção de uma microalga produtora de toxinas prejudiciais à saúde humana, disse à Lusa fonte da autoridade marítima.

A microalga em questão, com a designação científica ostreopsis, foi identificada em análises efectuadas nos últimos dias pelo Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR).

As praias afectadas são D. Ana, Camilo, Porto de Mós, Luz (concelho de Lagos), Burgau, Cabanas Velhas, Boca do Rio, Salema, Furnas, Zavial e Ingrina (concelho de Vila do Bispo).

A microalga em causa é originária do Mar Mediterrâneo e pode causar problemas respiratórios, conjuntivites e dermatites.

Desde o princípio da tarde que a Polícia Marítima está a percorrer toda a zona afectada, impondo o içamento da bandeiras vermelha e instruindo os nadadores-salvadores para que desaconselhem a prática balnear.

As onze praias só deverão reabrir para banhos na próxima semana, disse à Lusa fonte da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve.
Continue a ler esta notícia