Bullying afecta todas as escolas e camadas sociais - TVI

Bullying afecta todas as escolas e camadas sociais

Menina  vítima de bullying

Prevenção e divulgação do tema são essenciais na resolução do problema

Relacionados
O bullying é um fenómeno que existe em todas as escolas, em maior ou menor grau, atinge todas as camadas sociais e para o qual os professores não estão preparados, alertou a professora Alice Carrilho.

«Os professores não sabem como lidar com o problema. Quando ocorre, muitas vezes não sabem detectar se é bullying ou uma agressão ocasional», afirmou à Lusa a docente de uma escola na Covilhã.

«É um acto de violência física ou psicológica que é escondido. Aos agressores não interessa que se saiba e o agredido tem medo de dizer que é alvo de bullying por receio de vir a sofrer consequências piores», acrescentou.

Por outro lado, há «uma certa cultura» entre as crianças e os jovens de não denunciarem estas situações.

«Não sei se tem a ver com o nosso passado histórico, mas, para usar a linguagem deles, não gostam de chibar os colegas, de ser bufos», referiu Alice Carrilho, salientando que as testemunhas também preferem não intervir com medo de serem o próximo alvo.

A professora defendeu que o mais importante é fazer um trabalho de prevenção e divulgação do tema nas escolas. «Sente-se que é um bocadinho tema tabu em algumas escolas», afirmou.

Alice Carrilho sustentou que não se trata de um fenómeno recente e que «não é muito valorizado».

«É importante falar do assunto e fazer com que as testemunhas não sejam passivas e comecem a ter um papel activo na resolução deste problema», concluiu a docente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados