Canadá: serviços de protecção retiram filha de portuguesa - TVI

Canadá: serviços de protecção retiram filha de portuguesa

Sociedade

Maria Zenaide quer voltar a Portugal

Uma cidadã portuguesa, Maria Zenaide Silva Robbins, relatou à Lusa estar a viver um drama no Canadá desde 2006, procurando desesperadamente regressar a Portugal com a filha menor, que lhe foi retirada por um serviço canadiano de protecção de crianças.

Maria Zenaide afirmou sentir-se insegura e estar a viver na penúria, o que a levou a procurar apoio monetário junto do Consulado Geral de Portugal em Toronto, assim como uma intervenção diplomática para ajudar a recuperar a filha, cuja guarda lhe foi retirada, em Maio passado, pelo organismo provincial Children¿s Aid Society de Windsor-Essex, que alega segredo de justiça para se escusar a dar explicações.

As esperanças são de um desfecho em breve que lhe permitirá partir, pois em Dezembro espera obter, em duas sessões de Tribunal, o divórcio e a entrega da filha à sua mãe, que virá expressamente de Portugal para receber a tutela da neta, podendo então as três viajar de regresso. Até lá, precisa de apoio financeiro para «sobreviver», pois nem sequer tem dinheiro para comer, assegura.

O pedido de apoio efectuado por Zenaide Robbins ao Estado português foi confirmado pelo cônsul português em Toronto, Júlio Vilela, indicando que o mesmo foi analisado pelos serviços do consulado e pelo Governo português, através da Secretaria de Estado das Comunidades.

«A decisão foi de assisti-la economicamente, nos termos da legislação, como um pedido de socorro, que tem natureza excepcional e o montante tem de ser reembolsado pelo próprio», informou o diplomata.

No que concerne à situação da filha de Zenaide Robbins, que é menor e tem nacionalidade portuguesa, o cônsul sublinhou ser uma situação em decisão pelas autoridades judiciais canadianas e que está a ser acompanhada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros em Portugal.

«É um processo complexo que tem envolvido diversas partes, como instituições dos dois países, incluindo a Comissão portuguesa de Protecção de menores, e os familiares em Portugal», notou.

«As autoridades canadianas têm sido diligentes na procura de uma solução no interesse da menor. É uma situação que aguardamos que seja resolvida em breve», considerou Júlio Vilela.

Zenaida reside na cidade de Windsor, na província canadiana do Ontário, desde finais de 2006, para onde rumou com a filha Morgana, após casar com um cidadão canadiano em Portugal.
Continue a ler esta notícia