Cimeira da NATO: restrições de circulação começam segunda-feira - TVI

Cimeira da NATO: restrições de circulação começam segunda-feira

NATO

Prolongam-se até ao próximo dia 21

Relacionados
As restrições à circulação de pessoas e viaturas na zona do Parque das Nações, em Lisboa, por causa da cimeira da NATO, começam na próxima segunda feira e prolongam-se até ao dia 21, noticia a Lusa.

Numa nota enviada à Associação de Moradores e Comerciantes do Parque das Nações, o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP indica que entre as 00:00 do dia 15 e as 00:00 de 21 «não é permitida a entrada de viaturas ou pessoas» no perímetro de interdição «a menos que pertençam à cimeira ou que estejam devidamente credenciadas para o efeito».

Segundo as informações, assinadas pelo intendente Luís Elias, chefe da Área Operacional do Cometlis, o trânsito na Alameda dos Oceanos vai ser cortado durante a próxima semana.

A PSP definiu como perímetro de Interdição a zona delimitada pelo Tejo a Nascente, Alameda dos Oceanos a Poente, Avenida da Boa Esperança entre a Rotunda dos Vice-Reis e a Torre Vasco da Gama a Norte e entroncamento da Rua do Caribe em direcção à Pala do Pavilhão de Portugal até à Doca dos Olivais a Sul.

Na zona envolvente ao chamado perímetro de interdição, a PSP vai estabelecer o perímetro condicionado, que passa pela Avenida da Boa Esperança, Rua do Pólo Norte, Avenida do Indico, Praça do Oriente, Avenida D. João II, Rua do Caribe e Alameda dos Oceanos, terminando junto ao Oceanário.

Nesta área, e entre as 00:00 do dia 18 e as 00:00 de 21, «só é permitida a entrada a pessoas ou veículos devidamente credenciados pela PSP e serão revistados/buscados».

Neste perímetro e na Avenida D. João II, entre as rotundas do centro comercial Vasco da Gama e a do Campus de Justiça, «não é permitido o parqueamento».

Segundo a PSP, agentes policiais e barreiras físicas irão limitar todo o contorno.

A nota do Cometlis, a que a Lusa teve acesso, refere também que o trânsito estará cortado à passagem das comitivas no dia 19 e 20 de Novembro em vários pontos da cidade.

A PSP recomenda que, durante a próxima semana (com especial incidência nos dias 17, 18, 19 e 20 de Novembro), os trabalhadores e residentes do Parque das Nações usem preferencialmente os transportes públicos.

Estacionamento

Na nota, o intendente Luís Elias refere que entre os dias 17 e 20 de Novembro «começará a ser interditado o estacionamento em diversas artérias do Parque das Nações».

A Via Recíproca e a Avenida de Berlim funcionarão em ambos os sentidos mas as rotundas não estarão comunicantes entre si.

O acesso aos edifícios de escritórios e outros que não estão nas zonas mencionadas será garantido livremente, embora com os devidos constrangimentos e atrasos de circulação, sem embargo de poderem vir a ser tomadas outras medidas de segurança restritivas na área do Parque das Nações.

A PSP recomenda igualmente que nos dias 17, 18, 19 e 20 de Novembro se evitem as visitas de clientes, fornecedores, obras, cargas e descargas aos edifícios situados em toda a zona envolvente à área condicionada, sob pena de estarem sujeitos a demora prolongada.

Na nota do Cometlis lê-se ainda que «a PSP fará o seu melhor para prevenir ilícitos criminais e problemas de ordem pública, e para garantir a segurança dos cidadãos».

A cimeira da NATO realiza-se em Lisboa nos dias 19 e 20 de Novembro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados