CP acaba viagens entre Setil e Coruche em Outubro - TVI

CP acaba viagens entre Setil e Coruche em Outubro

Comboio

Empresa considera que está «muito longe de atingir os níveis mínimos de sustentabilidade necessários»

Relacionados
A CP anunciou que vai suprimir, a partir de 1 de Outubro, o serviço de passageiros entre Setil e Coruche, na Linha de Vendas Novas, por considerar que está «muito longe de atingir os níveis mínimos de sustentabilidade necessários», noticia a Lusa.

Lembrando que este mês termina o período experimental definido no protocolo assinado em Julho de 2009 com as câmaras municipais de Coruche, Cartaxo e Salvaterra de Magos e a Refer, a CP sublinha que se concluiu que a procura do serviço «é muito reduzida», cerca de 12 passageiros por circulação.

Frisando que o custo unitário por passageiro transportado é superior a 16 euros para uma receita de 1,5 euros, a CP conclui que «está, assim, muito longe de atingir os níveis mínimos de sustentabilidade necessários à manutenção da oferta, pelo que não se encontram reunidas as condições para a continuidade da prestação do serviço».

Também em comunicado, a câmara municipal de Coruche considera «profundamente lamentável esta decisão unilateral da CP, sem qualquer negociação com as autarquias» subscritoras do protocolo.

A autarquia liderada por Dionísio Mendes (PS) considera «precoce» o encerramento definitivo do trajecto, lembrando que a alteração de horários foi introduzida há apenas quatro meses e apontando «o investimento até ao momento realizado».

Para Dionísio Mendes, «é determinante a importância do transporte ferroviário como transporte mais confortável, mais económico e ecologicamente vantajoso e que permite uma maior mobilidade, diminuindo as assimetrias e encurtando as distâncias entre o interior e Lisboa».

No seu entender, só por isso se justificaria a renovação do protocolo, não pondo em causa os interesses das populações dos três concelhos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE