Escola mais inovadora do país vai ser encerrada - TVI

Escola mais inovadora do país vai ser encerrada

Escola básica da Várzea de Abrunhais

EB 1 de Várzea de Abrunhais ganhou prémio Microsoft. Alunos serão transferidos para uma nova escola, assim como o projecto de utilização das novas tecnologias

Relacionados
Actualizada às 20:30

Uma das escolas mais avançadas e inovadoras do mundo vai ser encerrada. A escola EB 1 de Várzea de Abrunhais, em Lamego, distinguida pela Microsoft devido à utilização de novas tecnologias no ensino, vai fechar devido ao reduzido número de alunos.

A directora e docente da escola, Maria do Carmo Leitão, disse ao tvi24.pt que a situação não constitui surpresa e que já sabiam que iam ser integrados, juntamente com outras escolas, num centro escolar.

«A escola já era para ser encerrada porque está a ser construído um novo centro escolar, que pertence ao Agrupamento de Escolas da Sé, para onde vamos ser transferidos e integrados com outras escolas da zona», afirmou.

Maria do Carmo Leitão, impulsionadora do projecto que assegurou o reconhecimento mundial da escola, explicou que tudo começou com pequenos trabalhos realizados nos Magalhães.

«Começámos com pequenos trabalhos, photo stories, apresentações em PowerPoint, pequenos filmes. O primeiro trabalho que fizemos deu nas vistas porque a maior parte dos colegas não usava computadores. Pusemos no blog da escola e foi assim que a responsável da Microsoft, Adelaide Franco, descobriu o nosso trabalho», contou a professora.

No blog da escola são publicados os inúmeros vídeos e trabalhos desenvolvidos pelos alunos, que a docente não se cansa de gabar.

«Os miúdos são mais autónomos, mais despachados. Trabalham com as novas tecnologias com mais facilidade», afirmou.

Maria do Carmo referiu que neste momento estão a desenvolver o Projecto Camões, implementado a semana passada, que permite uma dinâmica entre o trabalho que o aluno realiza no computador e o quadro da escola.

«Trata-se de uma plataforma de ensino onde há interactividade entre os Magalhães e os quadros», concluiu.

Projecto vai ser aplicado na nova escola

O ministério da Educação esclarece que «com os alunos, será também transferido o seu projecto educativo de utilização das novas tecnologias, que mereceu um prémio da Microsoft, alargando-se assim às duas centenas de alunos da nova escola».

«Assim, o projecto iniciado com os 23 alunos da Várzea de Abrunhais poderá, já no próximo ano lectivo, crescer e estender-se para os cerca de 200 alunos que serão transferidos para a nova escola», explica ainda o ministério.

«A EB1 de Várzea de Abrunhais tem actualmente 23 alunos (quatro do 1º ano, cinco do 2º ano, cinco do 3º ano e nove do 4º). Tal como previsto no movimento natural da rede escolar, estes alunos seriam transferidos logo que o centro escolar de Lamego estivesse concluído», adianta o ministério. «As obras terminaram e o novo centro escolar (oito salas do 1º ciclo e duas salas para alunos do pré-escolar, com capacidade para um total de 200 alunos) abrirá portas em Setembro», adianta.
Continue a ler esta notícia

Relacionados