Extremadura fomenta  ensino do português - TVI

Extremadura fomenta ensino do português

Sociedade

Região espanhola é a primeira do país a incluir o português no currículo escolar

Relacionados
A região espanhola da Extremadura iniciou esta segunda-feira uma campanha para estimular os cidadãos a conhecerem a língua portuguesa, ampliando tanto a sua cultura como as possibilidades de negócio, refere a Lusa.

Intitulada «Aprende português, abrir-te-á muitas portas», a campanha está a ser desenvolvida pelo Governo regional da Extremadura e pretende ainda que os alunos da região optem pelo português na sua formação.

Esta região espanhola é a primeira do país a incluir o português no currículo escolar, mediante um acordo negociado nos últimos anos e assinado na última cimeira Ibérica, que decorreu em Janeiro em Zamora.

Falando na apresentação da campanha, em Mérida, Maria Dolores Pallero, vice-presidente da Junta da Extremadura explicou que a campanha que dura até Setembro apostará em particular nos períodos de matrículas para os cursos académicos.

Aproveitar sinergias

Com uma fronteira de 400 quilómetros com Portugal, a Extremadura poderá, segundo Pallero, beneficiar significativamente com a aprendizagem do português, o que abriria ainda mais portas no mercado de Portugal.

A campanha pretende dar «mais um passo» no «aproveitamento das sinergias» possíveis dada a proximidade geográfica entre os dois países, segundo afirmou Pallero.

Pallero recordou que o Governo continuará a desenvolver esforços para ampliar o ensino do português que é já a segunda língua mais procurada nas escolas da região, apenas atrás do inglês.

Criar Euro-região

Em paralelo, o Gabinete de Iniciativa Transfronteiriça (GIJ) desenvolve vários cursos de português em que já participaram mais de 10 mil alunos.

A aposta, explicou, é procurar avançar agora na criação de uma euro-região que envolva a Extremadura espanhola e as zonas do Alentejo e Centro de Portugal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados