Fátima: esperados 1200 autocarros com 35 mil peregrinos italianos - TVI

Fátima: esperados 1200 autocarros com 35 mil peregrinos italianos

Páscoa no Vaticano

Já foram vendidas mais de 35 mil t-shirts oficiais do Papa

Relacionados
São esperados em Fátima cerca de 1200 autocarros com 35 mil peregrinos de Itália, anunciou o comandante territorial da GNR de Santarém, noticia a Lusa.

Vítor Lucas explicou que a Sociedade de Reabilitação Urbana de Fátima e a Câmara Municipal foram notificadas na semana passada para a participação deste grupo nas celebrações, admitindo que se trata de uma «preocupação acrescida» pois são «18 quilómetros de autocarros».

De acordo com o responsável, a viagem desta organização está a ser coordenada pela autarquia, estando previsto que os autocarros fiquem estacionados na localidade de Giesteira, no local onde um particular começou a construir uma pista para a aviação civil com vista à criação de um aeródromo.

O comandante das operações da GNR em Fátima esclareceu que a autarquia, através de mini autocarros, fará depois o transporte dessas pessoas até à Cova da Iria, apelando aos peregrinos que cheguem a Fátima «o mais cedo possível».

Vítor Lucas chamou a atenção para a existência de percursos alternativos em direcção a Fátima e para a existência de itinerários interditos devido à passagem de Bento XVI na cidade.

Por outro lado, salientou que a operação da GNR, designada «Fénix», vai poder ser acompanhada nas redes sociais, no Twitter e no Facebook.

«Vivemos numa época diferente e é um modelo diferente de comunicação», observou o responsável, explicando que se trata de uma forma de partilhar a informação e de ajudar e facilitar as pessoas que se deslocam a Fátima.

Questionado sobre a eventualidade de ocorrerem manifestações no decurso da peregrinação do Papa, Vítor Lucas recordou que o santuário é um espaço privado, mas de acesso público, onde as pessoas têm liberdade de culto.

«Se estiverem a ser importunadas é um crime. De acordo com a lei, a GNR tem de actuar», afirmou, acrescentando que a Câmara de Ourém já informou que não vai autorizar manifestações.

T-shirts

Mais de 35 mil t-shirts oficiais da visita de Bento XVI a Portugal foram já vendidas, esperando a empresa distribuidora atingir as 40 mil quando o Papa chegar a Lisboa, na terça-feira.

De acordo com Diogo Palha, da empresa PTX, que comercializa «a única t-shirt aprovada pela Coordenação Geral da Visita Apostólica do Papa Bento XVI a Portugal», vão ser montados pontos de venda deste produto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados