«Fé perdura para além de trevas antigas e actuais» - TVI

«Fé perdura para além de trevas antigas e actuais»

D.Manuel Clemente (Lux)

D. Manuel Clemente defendeu a resistência da fé cristã, relativamente aos escândalos que afectam a Igreja

Relacionados
O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, afirmou este domingo que a fé dos cristãos resiste a situações que «já passaram», embora deixem «lastro e pontos necessariamente a rever», escreve a Lusa.

Numa altura em que os escândalos de pedofilia estão a afectar a imagem da Igreja Católica, D. Manuel Clemente defendeu, na homilia proferida na Catedral do Porto, o carácter permanente da mensagem católica, apesar das polémicas pontuais.

«Outras palavras, mesmo da última semana, que nos tenham alegrado ou entristecido, já passaram e mesmo quando deixam lastro e pontos necessariamente a rever, foram de ontem, de anteontem, de outro tempo já», afirmou o prelado.

O bispo do Porto recordou que «a Bíblia inteira, e muito especialmente o que na vida de Jesus culmina ou desponta, é um hoje definitivo que não cansa ouvir nem se esgota no que oferece».

«Se o próprio Cristo, coerência absoluta que era, se viu acusado e condenado injustamente, quanto mais não seremos rejeitados nós hoje se, mesmo falando dele, o encobrimos com as nossas sombras».

«Daí a urgência de nos abrirmos à luz do ressuscitado, para que nos ressuscite também», acrescentou.

O bispo do Porto considerou que a fé dos cristãos perdura «para além de todas as trevas antigas e actuais, de todas as tristezas do mundo e que até na Igreja subsistam».

A memória de «Cristo vivo e senhor do templo novo não cansa e está cheia de futuro. Sabemo-lo, num saber de experiência feito, num saber de convivência alimentado, de oração sustentado», concluiu D. Manuel Clemente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados