GNR ensina Scotland Yard - TVI

GNR ensina Scotland Yard

Partida de GNR e PSP para Timor  (TIAGO PETINGA/LUSA)

Forças britânicas estão a ter «lições» em Fátima para se preparem para a visita de Bento XVI ao Reino Unido, em Setembro

Relacionados
O major Barreto, da GNR, fala por estes dias mais inglês que português. É «anfitrião» em Fátima de 11 oficiais de várias forças inglesas, que estão a ter lições para quando o Papa Bento XVI visitar o Reino Unido, em Setembro.

Desde terça-feira que a Scotland Yard e polícias distritais acompanham como foi preparada e está a decorrer a operação de segurança da deslocação de Joseph Raztinger a Portugal, onde permanecerá até sexta-feira.

As visitas de líderes da religião católica a um território maioritariamente anglicano não são frequentes. E apesar de não se esperarem multidões, já se contam com os riscos de um país que tem sido alvo de inúmeras acções terroristas.

«[A Inglaterra] não terá multidões, mas terá riscos certamente diferentes dos que aqui existem. Até porque a Inglaterra em termos de exposição a situações terroristas será mais periclitante que o nosso país», lembrou à Lusa.

Os oficiais estão a receber informação e a colher experiências sobre o policiamento de grandes eventos, como está a «suceder em Fátima».

A escolha dos 'professores' é explicada pelo responsável como o reconhecimento da GNR, «quer no campo das missões internacionais, quer do policiamento de grandes eventos».

A GNR é um «case study»

«A GNR tem experiência e é considerada como um 'case study' de sucesso», garantiu.

No decorrer da visita, a partir das 17:00 desta quarta-feira, é que poderão surgir «questões ou dúvidas mais pertinentes e interessantes», ou seja, que fujam à norma das questões debatidas entre polícias e militares.
Continue a ler esta notícia

Relacionados