Gripe A: Lisboa com mais camas para internamentos - TVI

Gripe A: Lisboa com mais camas para internamentos

Saúde (arquivo)

Hospital Pulido Valente tem mais 47 camas disponíveis

Relacionados
O Hospital Pulido Valente, em Lisboa, abriu esta quinta-feira mais uma unidade de internamento da gripe A, com 47 camas, para responder à evolução do surto pandémico, disse à Lusa a pneumologista Cristina Bárbara.

A directora do Serviço de Pneumologia II do Centro Hospitalar Lisboa Norte adiantou que a primeira unidade do Pulido Valente, criada a 28 de Agosto, registou 216 internamentos, dos quais 90 por cento eram doentes infectados com o vírus H1N1.

Numa primeira fase, o hospital adaptou um piso de camas de Pneumologia para o internamento para 24 doentes com gripe A.

«Atendendo que era previsível nesta altura caminharmos para o pico da gripe A e, como o hospital estava a fazer obras, decidimos acelerar esses trabalhos para estar concluídos nesta altura para responder às necessidades de internamento», explicou Cristina Bárbara.

Como esta unidade tem capacidade de isolamento fica reservada para doentes com suspeita de gripe A, os casos negativos serão transferidos para a Pneumologia geral.

No caso das 47 camas não serem suficientes, a pneumologista sublinhou que, no plano de contingência do hospital, está previsto o aumento de número de camas conforme as necessidades.

Cristina Bárbara adiantou que, neste momento, a taxa de positividade dos casos de gripe A ronda os 60 e os 70 por cento, o que não acontecia na fase inicial da pandemia em Agosto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE