Incêndio em Seia: aldeia de Sazes Velho evacuada por precaução - TVI

Incêndio em Seia: aldeia de Sazes Velho evacuada por precaução

População foi retirada para uma povoação vizinha por causa do incêndio que lavra na região

Relacionados
Os habitantes de Sazes Velho, em Seia, foram retirados esta segunda-feira à tarde para o lar de idosos de uma povoação vizinha, devido ao incêndio florestal de grandes proporções que lavra naquela zona.

«Por precaução, a população de Sazes Velho - entre 20 a 30 pessoas, maioritariamente idosos e com mobilidade condicionada - foi levada para o lar de idosos de Sazes da Beira», disse à Lusa o vereador da Câmara Municipal de Seia Jorge Brito.

De acordo com o autarca, que está no terreno, juntamente com o presidente da autarquia, a fazer o acompanhamento da situação, os residentes foram deslocados para fora da aldeia por «precaução», uma vez que o incêndio se aproxima da localidade.

«Irão regressar a casa logo que os agentes de proteção civil estipularem que haja condições para tal», referiu.

Jorge Brito contou que o transporte dos residentes foi feito em viaturas da Câmara Municipal de Seia e da Junta de Freguesia de Sazes da Beira.

Os bombeiros esperam dominar este incêndio durante a noite, segundo disse à Lusa o segundo comandante de operações e socorro do distrito da Guarda.

«Se o vento acalmar e se a temperatura descer, o incêndio pode ficar dominado durante a noite, porque vamos libertar os meios que já atuaram nos locais de rescaldo para a frente de fogo», disse José Oliveira.

Cerca das 18:30, o responsável disse que as chamas progrediam em duas frentes. Os meios estavam concentrados «na cabeça de fogo», localizada na zona onde se situam as localidades de Corgas, Cabeça de Eiras, Furtado, Sazes Velho e Sazes.

José Oliveira referiu que o acidentado do terreno, a inexistência de acessos e o vento forte estão a condicionar as operações dos meios envolvidos no combate às chamas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados