Iraniana ganha prémio de 20 mil euros em Portugal - TVI

Iraniana ganha prémio de 20 mil euros em Portugal

Sociedade

Jovem ganhou o Prémio Empreendedor Imigrante do Ano

Uma jovem iraniana radicada em Portugal há cinco anos vai receber o Prémio Empreendedor Imigrante do Ano, atribuído pela Plataforma Imigração, por ter aberto um instituto de beleza no qual desenvolve técnicas inexistentes ou muito raras no mercado nacional.

Leila Sadeghi, de 29 anos, abriu em 2008 na cidade de Coimbra o seu próprio negócio, fazendo reverter dez por cento dos seus rendimentos a favor de instituições de solidariedade, como a UNICEF ou a associação SOL.

Além da atividade no instituto de beleza, Leila Sadeghi dedica os tempos livres a oferecer os seus serviços a idosas do Centro de Dia de Penacova.

«Fiquei muito contente com este prémio, ainda para mais num país estrangeiro. É um sinal que dão valor ao nosso trabalho e valorizam o conhecimento e o trabalho de cidadãos estrangeiros», disse à agência Lusa a premiada.

Radicada em Portugal desde 2005, Leila Sadeghi veio para Portugal a acompanhar o marido, que se doutorou recentemente em engenharia robótica na Universidade de Coimbra.

«Gosto muito de viver em Portugal e quero ficar por cá, pelo menos, nos próximos três anos, período em que o meu marido vai fazer um pós-doutoramento», adiantou à Lusa. Licenciada em Literatura Inglesa no seu país, a jovem iraniana concluiu o mestrado em Línguas e Relações Internacionais na Universidade de Aveiro.

O Prémio Empreendedor Imigrante do Ano, no valor de 20 mil euros, é atribuído ao imigrante que tenha revelado maior empreendedorismo e responsabilidade social.

A cerimónia pública de entrega dos prémios da Plataforma Imigração realiza-se na sexta-feira, pelas 17:00, no auditório dois da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

A Plataforma sobre Políticas de Acolhimento e de Integração de Imigrantes (Plataforma Imigração) atribui desde 2007 o Prémio Empreendedor Imigrante e a Distinção de Melhores Práticas Autárquicas em integração de imigrantes.
Continue a ler esta notícia