Mais afogamentos com menores de 4 anos - TVI

Mais afogamentos com menores de 4 anos

NÃO USAR ESTA IMAGEM

Tragédia ocorre principalmente em piscinas no Sul do país

Relacionados
A maioria das crianças que morre por afogamento em Portugal tem menos de quatro anos, é do sexo masculino e a tragédia ocorre principalmente em piscinas no Sul do país, enquanto que no Norte é em poços e tanques, revela o relatório «Afogamentos de crianças em Portugal em 2007 e 2008», apresentado no Algarve pela APSI.

No relatório apresentado em Vilamoura pela Associação Portuguesa de Segurança Infantil (APSI), pode ler-se que «os afogamentos acontecem mais nas crianças com idades até aos quatro anos», havendo uma maior prevalência em crianças do sexo masculino.

Segundo a médica pediatra Elsa Rocha, também membro da APSI, no Sul verifica-se que dos zero aos 18 anos há mais afogamentos em piscinas, enquanto que no norte o pico de afogamentos é em rios, ribeiros e lagoas.

A maioria dos afogamentos em Portugal ocorre em Maio e Setembro (Primavera/Verão). Um estudo realizado no HCF, entre 1998 e 2005, indica que 72 por cento dos casos de afogamento eram crianças não residentes, sendo mais de metade delas estrangeiras.

Nos últimos sete anos morreram afogadas, pelo menos, 150 crianças e adolescentes em Portugal, e 34 dessas mortes foram registadas entre 2007 e 2008, indica ainda o mesmo documento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE