Mais de 250 mil alunos vão fazer exames nacionais - TVI

Mais de 250 mil alunos vão fazer exames nacionais

Alunos à saída do exame

Regista-se um aumento de cinco mil estudantes inscritos para as provas

Relacionados
Mais de 250 mil alunos estão inscritos para os exames nacionais que começam na quarta-feira, segundo dados do Ministério da Educação, que apontam para a realização de mais de 548 mil provas até ao final do mês.

Após três anos consecutivos com cada vez menos alunos do secundário a irem a exame, a tendência inverteu-se agora com um aumento de cinco mil estudantes inscritos para as provas nacionais, entre 16 e 23 de Junho, 161 654 alunos de todo o país deverão realizar em média duas provas.

De acordo com o Ministério da Educação, nas próximas duas semanas vão realizar-se 356 127 exames do ensino secundário e 192 092 do básico, para os quais estão inscritos 96 042 estudantes, avança a Lusa.

Logo às 09:00 de quarta-feira, 57 mil alunos vão mostrar os seus conhecimentos de Biologia e Geologia, enquanto outros dez mil respondem ao enunciado de Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Da parte da tarde é a vez de mais de 75 mil provarem os seus conhecimentos de Português.

A grande afluência a exames repete-se na segunda-feira, 21 de Junho, altura em que 47 842 estudantes deverão realizar a prova de Matemática A. Às 09:00 do dia seguinte, cerca de 59 mil alunos deverão ser confrontados com as folhas de exame de Física e Química.

Já entre as provas com menos alunos inscritos surge a de Português Língua não Materna, com 23 alunos e Português com 40. O Alemão (continuação) tem apenas 56 inscritos e o Espanhol (continuação) 117.

A maioria dos alunos que vai a exame continua a ser do sexo feminino, no secundário representam 56 por cento e no básico 51 por cento. Quanto às idades, os mais avançados rondam os 17,9 anos e a média dos do básico é de 14 anos.

A grande maioria dos 96 mil alunos do básico que vão a exame são do ensino regular, sendo que apenas 256 alunos foram auto-propostos.

No entanto, o Ministério salienta que «o número total de alunos do 8.º ano que vai realizar as provas de exame do 3.º ciclo só será conhecido após as reuniões de avaliação do 3.º período e realização das provas na 2.ª chamada».
Continue a ler esta notícia

Relacionados