Metro: Rio satisfeito por não ter de devolver ordenado - TVI

Metro: Rio satisfeito por não ter de devolver ordenado

Rui Rio

Rui Rio considera que secretário de Estado «se revelou uma pessoa sensata» e que reparou «o erro cometido»

Relacionados
O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, considerou esta quarta-feira que o novo despacho do secretário de Estado Adjunto e do Orçamento, relativo aos ordenados dos autarcas, repõe a legalidade e dignidade dos visados.



Os autarcas com funções não executivas na Empresa Metro do Porto não vão ter de devolver os ordenados que receberam desde Janeiro de 2007, garantiu à Lusa fonte do Ministério das Finanças.

Para Rui Rio, a decisão revela que «a legalidade e a dignidade dos visados foi devidamente reposta» e que o secretário de Estado «se revelou uma pessoa sensata e com a humildade suficiente para emendar o erro cometido», um facto que «só o engrandece e de que nem todos são capazes».

O edil, que se demitiu da Metro do Porto, considera ainda que esta decisão lhe vem dar razão.

«O novo despacho revela que eu tinha razão, quando referi que o anterior despacho não respeitava a legalidade e que a sua divulgação pública constituía um enxovalho que eu não estava na disposição de admitir, já que transmitia a ideia de que tinham sido recebidas verbas indevidamente e à margem da legalidade», sublinhou.

O autarca lembrou que esta matéria não está apenas relacionada com a Metro do Porto e com os autarcas que nela desempenham funções não executivas, mas «diz respeito a centenas de situações, ou seja a todas as empresas públicas não municipais em que autarcas desempenham funções».
Continue a ler esta notícia

Relacionados