Novo centro une polícias de Portugal e Espanha - TVI

Novo centro une polícias de Portugal e Espanha

Sociedade

Prevenir o crime transnacional, sobretudo tráfico e terrorismo é o objectivo deste centro

Relacionados
O Centro de Cooperação Policial e Aduaneira (CPPA) de Castro Marim/Ayamonte vai permitir a troca de informações entre serviços e forças de segurança espanholas e portuguesas e a realização de operações conjuntas. Quem o afirma é o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, citado pela agência lusa, na cerimónia de inauguração do centro realizada esta quarta-feira.

«Este centro, que foi objecto de obras de beneficiação que ascenderam a cerca 400.000 euros, permite que, numa base diária, todos os dias, a todas as horas, haja uma troca de informação e uma planificação de operações e uma cooperação muito estreita entre as autoridades portuguesas e espanholas», disse Rui Pereira.

O centro encontra-se situado na ponte internacional do Guadiana, local onde «antes havia um posto misto de fronteira» entre Portugal e Espanha.

O governante explicitou ainda que «do lado espanhol estão representadas a Guardia Civil, a Polícia Nacional e as autoridades aduaneiras e do lado português o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a GNR, a PSP, a Polícia Judiciária e também as autoridades aduaneiras».

O objectivo do centro, acrescentou, é «prevenir e reprimir o crime transnacional, sobretudo os crimes ligados aos tráficos e também o terrorismo, que diz respeito a todos os Estados e cuja prevenção é um objectivo de todos os Estados».

O representante do governo espanhol, Juan José Lopez Garzón que esteve também presente na inauguração, considerou que «a conversão dos postos fronteiriços em centros de cooperação policial e aduaneira é mais um passo na cooperação entre os corpos policiais da república portuguesa e Espanha».
Continue a ler esta notícia

Relacionados