Oito milhões de cigarros escondidos em transporte de rações - TVI

Oito milhões de cigarros escondidos em transporte de rações

Material apreendido tem valor presumível de 1,52 milhões de euros

Relacionados
Foram apreendidos oito milhões de cigarros de contrabando, cerca de 400 mil maços de tabaco, no interior de um camião de transporte de rações para animais, na zona de Aveiro.

A operação, realizada pelo Destacamento de Acção Fiscal de Coimbra da GNR, decorreu na tarde de segunda-feira, na saída de Aveiro Norte da autoestrada A1, no âmbito de uma fiscalização aos principais eixos viários da zona centro do País, referiu a agência Lusa.

A mercadoria apreendida - 399.750 maços sem estampilha fiscal - «seguia numa viatura pesada de mercadorias que, aparentemente, apenas fazia o transporte de rações para animais com destino a Espanha», avançou a GNR.

«Verificou-se que as rações para animais não ocupavam o camião todo. E suspeitou-se que houvesse outra mercadoria», o que veio a confirmar-se, declarou o major Magalhães Pereira, comandante do Destacamento de Acção Fiscal de Coimbra à agência noticiosa.

O material apreendido, das marcas Extreme, Goal e Mark1, está avaliado em 1,52 milhões de euros, sobre ele recaindo uma prestação tributária de cerca de 1,2 milhões.

O camião foi apreendido e o motorista detido «e constituído arguido por crime de introdução fraudulenta no consumo qualificado», informou a GNR.

Ainda segundo o major Magalhães Pereira, a Unidade de Acção Fiscal da GNR tem vindo a reforçar as operações no terreno, no actual período de crise «que torna mais propicio o incremento da economia paralela».
Continue a ler esta notícia

Relacionados