Pai do SNS critica tratamento da saúde como «mercadoria» - TVI

Pai do SNS critica tratamento da saúde como «mercadoria»

Hospital de Santa Maria

António Arnault diz que sonhava com um sistema que «não fosse corrompido pelo capitalismo selvagem»

Relacionados
António Arnault sonhava com um Serviço Nacional de Saúde (SNS) diferente, em que a saúde não fosse tratada com uma mercadoria e o sistema não fosse «corrompido pelo capitalismo selvagem».

Em declarações à Lusa, aquele é que considerado o «pai» do SNS, confessou que há 30 anos, o futuro que desejava para o serviço era diferente.

«Sonhava com um serviço que funcionasse um pouco melhor. Um serviço que, pelo menos, não fosse corrompido pelo capitalismo selvagem que hoje tenta dominar a sociedade portuguesa», disse António Arnault à agência noticiosa.

O antigo dirigente socialista lamentou ainda que os grupos económicos encarem a saúde como «uma mercadoria», com a perspectiva de «fazer negócio» com ela e com interesse em «destruir» o SNS.

«Sonhava com um SNS que respondesse prevalentemente às necessidades da população», disse António Arnault, que participou esta quarta-feira num Ciclo de Conferências de Senadores, subordinadas ao tema «A República e o Mundo», promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).
Continue a ler esta notícia

Relacionados