Portugal poderá criar plano contra o frio - TVI

Portugal poderá criar plano contra o frio

Neve em Bragança

Já existe um plano de contingência para o calor, apesar de «o frio matar mais do que o calor»

Relacionados
A Direcção Geral de Saúde (DGS) revelou esta segunda-feira que Portugal poderá adoptar em breve um plano de contingência contra o frio, que mata mais do que o calor, escreve a Lusa.

De acordo com o chefe da Divisão de Saúde Ambiental da DGS, Paulo Diegues, a criação de um plano de contingência contra o frio «poderá vir a ser equacionada», estando a mesma dependente dos recursos que são necessários.

Desde 2004, que Portugal tem um plano de contingência para as ondas de calor, depois de o país ter estado sob o efeito de uma onda de calor que provocou 1953 mortes, entre 30 de Julho e 14 de Agosto de 2003.

Apesar de o «frio matar mais do que o calor em Portugal», não existe ainda qualquer plano específico, mas antes «um conjunto de recomendações» que são disponibilizadas à população em geral.

Só nas últimas horas, quatro idosos morreram em Lisboa, um número anormalmente elevado e que se poderá explicar devido às baixas temperaturas, conforme admitiu uma fonte da PSP.

Paulo Diegues lembrou que as habitações portuguesas não estão adaptadas às baixas temperaturas e que esta poderá ser uma das razões para as mortes devido ao frio.

O especialista em saúde ambiental sublinhou que é muito difícil perceber quando é que se morre de frio ou se a morte se deveu a «factores de confundimento» que normalmente acontecem nesta altura do ano, como a gripe.
Continue a ler esta notícia

Relacionados