Português termina  «volta ao mundo» em bicicleta - TVI

Português termina «volta ao mundo» em bicicleta

João Aguiar andou de comboio, à boleia e de bicicleta. Trabalhou, passeou e fez voluntariado na passagens por vários países

Relacionados
Começou em Fevereiro de 2008 e acabou este sábado em Lisboa. João Aguiar deu a «volta ao mundo», viagem que começou na bomba de gasolina de Foros da Amora, no Seixal, noticia a agência Lusa.

Seguiu, à boleia, para sul, cruzou o Saara Ocidental, Mauritânia, Senegal, até Dacar.

A seguir à passagem no norte e ocidente africano, o jovem praticou voluntariado algumas semanas num orfanato nos arredores de Maputo, em Moçambique.

Do Safari ao trabalho no Brasil

O português, de 25 anos e licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico cruzou depois a fronteira terrestre, entrando na África do Sul onde realizou um safari no Kruger Park, subindo até às Montanhas do Drakensberg, porta de entrada para o Lesoto, um país africano.

De seguida voltou à África do Sul e rumou para o Brasil, local onde esteve quatro meses a trabalhar num albergue da

juventude, em São Paulo. O Perú, a Austrália, e depois o Japão foram as paragens seguintes de João Aguiar.

Percorrer Europa até Lisboa

A seguir ao Japão foi para a Europa. Viajou de boleia e de comboio, tendo com um bilhete de inter-rail, passado pela Alemanha, Holanda, Londres, Bélgica, Luxemburgo, França, até Barcelona.

Nessa cidade, o engenheiro de design de micro-chips decidiu regressar «a casa», a Lisboa, de bicicleta, com uma paragem na praça do Rossio, onde o aguardavam família e amigos.

Uma lição de vida

João Aguiar fez mil e quinhentos quilómetros e contou à agência noticiosa todo o trajecto feito na experiência que considerou a maior lição de vida.

«Valeu muito a pena fazer isso, mudou a minha visão do mundo, é uma coisa que toda a gente pode fazer», aconselhou o jovem.
Continue a ler esta notícia

Relacionados