Praias com vigilância reforçada já este fim-de-semana - TVI

Praias com vigilância reforçada já este fim-de-semana

Praia

Apesar das patrulhas, apela-se ao «bom senso» dos banhistas para cumprirem normas de segurança

Relacionados
As praias e zonas balneares vão ter meios para vigilância e patrulhamento este fim-de-semana, de acordo com fonte do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), que alerta os banhistas a cumprirem as regras de segurança, escreve a Lusa.

A marcação da data para o «início oficial da época balnear é da competência das câmaras municipais», disse o comandante Nuno Leitão, do ISN, dando como exemplo o caso da câmara de Cascais que antecipou a abertura da época balnear para 15 de Maio, quando, oficialmente inicia-se apenas a 01 de Junho.

Neste «fim-de-semana serão alocados pelas capitanias de portos os meios adequados para os espaços de praia não vigiados e de acordo com a perigosidade de cada área e de cada praia», afirmou Nuno Leitão.

O oficial de marinha salientou, no entanto, que «é impossível ter um meio e um nadador salvador atrás de cada banhista, partindo de cada pessoa que frequenta esses espaços ter uma atitude cívica cumprindo todas as regras de segurança».

«Já existem alguns concessionários na Costa de Caparica que têm os nadadores salvadores nas praias ao serviço dos banhistas, apesar da lei ainda não os abrigar», afirmou.

Bom-senso

O presidente da associação de concessionários de praia da Costa da Caparica e Fonte da Telha apelou ao bom senso dos banhistas, apesar do reforço na vigilância.

Com as previsões de bom tempo para este fim-de-semana, os esforços no sentido de melhorar a segurança dos banhistas aumentaram, explicou João Carreira.

«Embora a época balnear só arranque terça-feira, no sábado e no domingo cerca de metade do 53 concessionários da frente de praias terão nadadores-salvadores a vigiar as suas praias. Não por obrigação, mas por cortesia para com os banhistas e clientes», afirmou.

De acordo com a associação de concessionários de praia, estarão também no terreno três moto quatro e duas motas de água. Os nadadores-salvadores têm também disponível em permanência um sistema de telecomunicações.

Na linha do mar, dentro dos bares de praia, as perspectivas em relação ao fim-de-semana são diferentes. Acácio Bernardo, sócio do Tarquínio-Paraíso, concessionários das praias onde no sábado um jovem de 18 anos morreu, disse que durante este fim-de-semana os 300 metros de praia da sua concessão não vão ter nadadores-salvadores.

«No espaço onde, a partir de terça-feira, dia 1, data em que arranca na Costa a época balnear, estarão quatro nadadores-salvadores, não haverá nenhum» este fim-de-semana, afirmou.

O proprietário sublinhou ainda que, na sua opinião, «as condições de segurança que a Caparica vai dar aos banhistas este fim-de-semana são as mesmas que deu no fim-de-semana passado» e, sustentou, «nesse sentido, não há nada que impeça que volte a haver acidentes».

Norte do país

Apesar de o bom tempo se antecipar ao início da época balnear, nas praias de Gaia, Porto e Matosinhos só no dia 15 de Junho é que há nadadores salvadores e barracas.

A época balnear é definida para cada praia em função das condições climatéricas e das características geofísicas de cada zona ou local, das tendências da frequência dos banhistas e dos interesses sociais ou ambientais próprios da localização.

De acordo com o «Diário da República», a época balnear na região litoral norte tem início a 15 de Junho e termina a 15 de Setembro.

Quatro dos concessionários de praias do Porto e Matosinhos afirmaram que só na data de arranque da época balnear é que haverá nadadores salvadores e barracas no areal.

O concessionário da Leça3, Joaquim Santos, referiu que «não se justifica antecipar a época balnear, porque a meteorologia é muito incerta».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE