Professores pedem ao Provedor que anule o novo programa de Matemática - TVI

Professores pedem ao Provedor que anule o novo programa de Matemática

Matemática (arquivo)

Associação de Professores de Matemática revela «profunda discordância com as Metas Curriculares» propostas

A Associação de Professores de Matemática (APM) apresentou uma queixa ao Provedor de Justiça pedindo a anulação da decisão ministerial de revogar o Programa de Matemática do Ensino Básico (PMEB), que apenas este ano chegou a todos os alunos.

Em declarações à Lusa, a presidente da APM revelou que no passado domingo foi feita uma queixa eletrónica para que não seja revogado no próximo ano letivo o PMEB, homologado em 2007 e «com generalização concluída em 2012/2013».

A APM volta a reafirmar a sua «profunda discordância com as Metas Curriculares homologadas em agosto de 2012 e, agora, com a proposta de programa apresentada que as incorpora».

Em comunicado enviado para a agência Lusa, a associação explica que as razões da discordância se prendem com «os Conteúdos Programáticos, com a Perspetiva Pedagógica e Didática e com a Estrutura e Lógica Global da proposta agora em discussão».

No final do mês passado, a APM revelou que iria avançar com uma queixa ao Provedor de Justiça e uma providência cautelar contra o despacho do Governo.

O novo Programa de Matemática do Ensino Básico, que deverá entrar em vigor já no próximo ano letivo, está em discussão pública até ao final do mês, devendo ser homologado a 17 de junho.

Pais, professores, especialistas em matemática e partidos políticos têm criticado a revogação do programa, por temerem consequências na aprendizagem dos alunos.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos