Sete «guerreiras» sobem ao palco - TVI

Sete «guerreiras» sobem ao palco

Projecto Rosa Esperança

Projecto Rosa Esperança nasceu na Internet e retrata a luta contra o cancro da mama

Relacionados
São sete mulheres, sete «guerreiras» que em comum têm uma história de luta contra um dos males mais mortais para as mulheres de hoje: o cancro da mama. Uma luta que encontrou apoio na Internet e que este sábado sobe ao palco, em Rio Maior, com a peça «Rosa Esperança». O espectáculo conta ainda com a colaboração de vários costureiros conceituados e uma exposição de fotografia.

Veja aqui as imagens

As sete protagonistas têm em comum o trauma da doença. Nenhuma é actriz, mas todas encarnam de viva voz um papel que desempenharam na vida real. O projecto nasce da mão de Rui Germano, advogado, vereador na Câmara de Rio Maior e encenador, que há 26 anos, na sua infância, viveu o drama da doença, quando a própria mãe, Cacilda Germano, hoje com 68 anos e uma das «actrizes» da sua peça, viveu a luta contra a doença.

A Internet desempenhou também um papel crucial no projecto, uma vez que Rui Germano foi marcado pela perca de uma amiga vítima da doença, que criou o blog superglamorosas. Através deste espaço encontraram-se as sete mulheres, de vários pontos do país, que abraçaram o projecto.

Para já, o espectáculo tem sessões marcadas no cine-teatro de Rio Maior para os dias 04, 05, 11, 12, 18 e 19 de Abril (sábados às 21:30 e domingos às 17:00) - com a estreia já esgotada - e no Cine-teatro de Alcobaça para 02 de Maio.

Sendo uma produção da «Quem Não Tem Cão - Oficina de Artistas», o projecto envolveu também a escola Oficina da Imagem, que permitiu a elaboração de uma imagem representativa de cada actriz, em estúdio. As 11 fotos com 1 metro por 0,70 vão «andar pela cidade» neste período, para chamar a atenção para o projecto.

Na sequência destas imagens surge também uma exposição com meia centena de imagens sobre o tema e que pretende também sensibilizar para a prevenção do cancro da mama. As imagens vão ser expostas em Rio Maior a partir de dia 12, no Cineteatro casa da cultura de Rio Maior, e estará patente até ao dia 26 de Abril. Mais informações aqui.

O espectáculo termina com um quadro final, resultado de um desafio lançado a sete costureiros/estilistas - Augustus, Cristina Lopes, Fátima Lopes, João Rolo, Luis Buchinho, Nuno Gama e Rafael Freitas. «Queremos deixar uma imagem de glamour, que estas mulheres não perdem, ter um final cheio de charme», afirmou Rui Germano.

*Com Lusa
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos