SNS não se encontra em ruptura, garante ministra - TVI

SNS não se encontra em ruptura, garante ministra

Ministra Ana Jorge

Ana Jorge assegurou que os pedidos de reforma antecipada dos médicos não causaram situações de ruptura

Relacionados
A ministra da Saúde garantiu esta quarta-feira não existir qualquer situação de «ruptura» no Serviço Nacional de Saúde (SNS) devido aos pedidos de reforma antecipada de médicos, noticia a Lusa.

«Não há nenhuma situação de ruptura nem de saída por causa dos pedidos antecipados de reforma» dos médicos, disse Ana Jorge.

Cerca de 500 médicos querem reforma antecipada

Em relação ao caso do Centro de Saúde do Bombarral, que tem oito profissionais de saúde para uma população de 13 mil utentes, dos quais seis pediram a reforma antecipada, a ministra referiu que estão a ser estudadas medidas para impedir a saída dos clínicos.

«No Centro de Saúde do Bombarral ou noutro serviço, os médicos que colocaram o papel de reforma antecipada ainda estão ao serviço», sublinhou Ana Jorge.

Uma das medidas já anunciadas pela ministra é o SNS passar a poder contratar, nos próximos três anos, de «forma mais ágil, os médicos que se encontrem aposentados por via de já terem obtido o tempo de serviço e de já terem atingido a idade de reforma».

«Durante esse tempo, os médicos que pediram e obtiveram a antecipação das reformas podem continuar no SNS a exercer a sua profissão», explicou, frisando que se trata de uma medida de «curto prazo, excepcional e justificada pelas actuais circunstâncias».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE