Submarino «Barracuda» vai ser peça de museu - TVI

Submarino «Barracuda» vai ser peça de museu

Arpão em Lisboa (Lusa/Epa)

Vai ficar em Cacilhas junto à Fragata D. Fernando II e Glória

Relacionados
Depois de 40 anos ao serviço da Marinha, o antigo submarino «Barracuda» vai entrar em missão civil a partir de 2013, constituindo um núcleo museológico aberto ao público, a instalar na zona ribeirinha do Farol de Cacilhas, em Almada.

De acordo com a Lusa, o projecto conjunto da Marinha Portuguesa e da Câmara Municipal de Almada, com abertura ao público prevista para o início de 2013, foi firmado hoje em protocolo assinado em Lisboa entre o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante Saldanha Lopes, e a presiden5te da autarquia, Maria Emília Neto de Sousa.

O «Barracuda», que foi desactivado em 2009, vai ficar instalado em Cacilhas junto à Fragata D. Fernando II e Glória, constituindo um «polo museológico» do Museu da Marinha que as duas partes acreditam «contribuirá para a dinamização histórica, cultural e turística desse importante património e, ao mesmo tempo, para a projecção de Cacilhas e Almada».

Na cerimónia de celebração do protocolo, que decorreu hoje em Lisboa, nas instalações de Comando da Marinha Portuguesa, a presidente da Câmara de Almada e o CEMA foram unânimes em considerar que o polo museológico «será uma importante mais-valia para a requalificação do espaço e um atractivo de forte projecção local e nacional».

O objectivo é atrair àquele local muitos jovens alunos, bem como visitantes nacionais e estrangeiros, potenciando o turismo na Área Metropolitana de Lisboa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados