Temporal: Europa vai ajudar a Madeira com 31,2 milhões de euros - TVI

Temporal: Europa vai ajudar a Madeira com 31,2 milhões de euros

Funchal, uma semana depois da tragédia (Filipe Caetano/tvi24.pt)

Montante destina-se a ajudar na recuperação dos estragosprovocados pelas inundações e desabamentos de Fevereiro

A Comissão Europeia vai dar 31,2 milhões de euros do Fundo de Solidariedade da União Europeia (UE) à Madeira, para fazer face às despesas de emergência na sequência das inundações e desabamentos de terras em Fevereiro.

De acordo com a Lusa, este valor «destina-se a ajudar a reembolsar o custo das medidas de emergência, como as operações de auxílio, a limpeza das áreas afectadas e a reparação das infra-estruturas de base».

«Ao visitar as áreas devastadas imediatamente após a catástrofe, fiquei muito impressionado com o dinamismo da população da Madeira e a determinação e a solidariedade do governo. Esta quarta-feira, a Comissão propõe uma ajuda financeira substancial para apoiar os extraordinários esforços efectuados. Tenho a maior confiança no futuro da Madeira», disse o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

A proposta tem de ser aprovada pelo Parlamento Europeu e pelos Estados-Membros.

De acordo com Bruxelas, o Fundo de Solidariedade só pode prestar ajuda acima de um valor, no caso de Portugal é de 985 milhões de euros de prejuízo. Os prejuízos directos causados pela catástrofe foram calculados pelas autoridades em 1,08 mil milhões de euros, o que significa que a ajuda pode ser concedida.
Continue a ler esta notícia