Vulcão: nuvem desvia rotas de tráfego aéreo em Portugal - TVI

Vulcão: nuvem desvia rotas de tráfego aéreo em Portugal

Situação deverá manter-se até às 12:00 de sábado

Relacionados
Última actualização às 22:02

A nuvem de cinzas vulcânicas vai obrigar, até às 12:00 de sábado, ao deslocamento mais para sul das rotas de tráfego aéreo entre o Norte da América e a Europa do Sul, controladas pelo centro açoriano de Santa Maria, noticia a Lusa.

A informação consta de um comunicado divulgado ao final da tarde desta sexta-feira pela NAV Portugal, que adianta que outro grande fluxo de tráfego aéreo nocturno, das Caraíbas para o Norte da Europa, também controlado por Santa Maria, «terá de ser consideravelmente desviado», no mesmo período, para leste.

Na nota, a Navegação Aérea de Portugal refere que até às 12:00 de sábado «uma parte do espaço aéreo sob responsabilidade do Centro de Controlo Oceânico de Santa Maria estará contaminada por cinzas» do vulcão islandês Eyjafjöll, em erupção desde 21 de Março.

A área da superfície contaminada, a 10 500 metros de altitude, «corresponde a uma porção relativamente pequena da Região de Controlo Oceânico de Santa Maria».

Contudo, acrescenta o comunicado, «essa é uma porção do espaço aéreo normalmente muito utilizada pelas rotas preferenciais entre o Norte da América e a Europa do Sul, as quais terão de ser deslocadas mais para sul, mas sempre dentro da área de Santa Maria».

Segundo a NAV Portugal, «é previsível que essa condição aumente as penalizações do tráfego desviado mais a norte, originado na área de Gander/Canadá», pelo que é esperado que «o aumento dos volumes de tráfego» durante a noite «não seja tão significativo».

O comunicado explica que o desvio para leste da rota de tráfego das Caraíbas para o Norte da Europa se deve a que a nuvem de cinzas «se estende nessa direcção até aos Pirenéus». «Disso pode resultar que algum desse tráfego, previsivelmente pouco, deixe de usar a Região de Controlo de Santa Maria», esclarece.

A NAV adverte que os desvios das rotas têm «originado um aumento do tráfego na Região Terminal de Santa Maria», tendo-se registado um «aumento considerável do uso do aeroporto" local "para escalas técnicas de reabastecimento».

A actividade do vulcão Eyjafjöll, no Sul da Islândia, voltou a intensificar-se na noite de quinta-feira, obrigando ao encerramento, esta sexta-feira, do espaço aéreo irlandês pela terceira vez em três dias.

Entre 14 e 21 de Abril, uma primeira nuvem de cinzas do vulcão levou ao fecho do espaço aéreo em vários países europeus, causando um caos sem precedentes na história da aviação civil, com mais de 100 mil voos cancelados, mais de oito milhões de passageiros bloqueados em todo o mundo e prejuízos de 2,5 mil milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados