Centenas de pessoas resgatadas devido à neve - TVI

Centenas de pessoas resgatadas devido à neve

Nevão na Serra da Estrela

100 pessoas resgatadas em Chaves e 350 socorridas em Seia

Relacionados
A Autoridade Nacional de Protecção Civil resgatou ao longo deste domingo 605 pessoas devido ao mau tempo, mas neste momento a situação «está bastante calma», segundo fonte do organismo à Lusa.

A mesma fonte referiu que os resgates concentraram-se no Norte e Centro do país, com especial destaque para as zonas de Seia, Chaves e Cabeceiras de Basto. Neste momento, não há registo de meios de socorro ou vítimas nas estradas interditadas ou condicionadas devido à neve.

Ao longo da tarde cerca de 100 pessoas, em 50 veículos, foram resgatadas pela Protecção Civil em Chaves, distrito de Vila Real, depois de terem ficado bloqueadas na neve, segundo fonte da Protecção Civil. A mesma fonte referiu que Cabeceiras de Basto (Braga) foram resgatados 56 passageiros de um autocarro.

Neve, chuva e ventos até 100km/hora

Em Seia foram resgatadas 350 pessoas, que seguiam em quatro autocarros e 50 veículos ligeiros. De acordo com a fonte do CDOS, a situação, que se deveu à neve e ao gelo que tem caído na Serra da Estrela, foi resolvida às 17:35, após a intervenção de bombeiros e de limpa-neves.

Batalha: Câmara admite apoiar famílias

Os veículos estiveram imobilizados na zona da Aldeia da Serra, na estrada que liga o Sabugueiro a Seia, adiantou a mesma fonte do CDOS da Guarda.

17 estradas com trânsito cortado

Um total de 17 estradas está interdita devido ao mau tempo, enquanto duas estão condicionadas: a A23, em Torres Novas, devido a um abatimento no pavimento na sexta-feira, e o IP4, junto à localidade de Padonela, por obras.

Segundo a GNR, há duas situações onde não se circula na nacional 338, no distrito de Castelo Branco. A primeira situação regista-se entre Manteigas e Piornos e entre Piornos e a Torre. A alternativa é a A23.

No distrito de Viseu, não há trânsito na Nacional 230-3 junto ao Caramulo e na estrada municipal entre Resende e o Feirão. Também não há circulação na Nacional 321, junto à serra do Montemuro e entre Femetão e Pendais. A alternativa são as Nacionais 222 e 225.

Casas danificadas e estradas cortadas



No distrito de Viana do Castelo, o trânsito foi interrompido na nacional 202-3, próximo de Melgaço, inde também há corte na Nacional 8. A alternativa é a Nacional 15. Em Vila Real, não se circula na A24, entre Santa Maria e Vila Pouca, numa zona da Nacional313 e na 311, entre Cerdado e Virtelo.

No distrito da Guarda há dois cortes na circulação: na Nacional 338, junto a Manteigas e para a localidade de Loriga. As alternativas são a A23 e a Nacional 230. Em Aveiro, estão interditos os acessos para a Granja, Portela e Molda, não havendo também circulação junto à serra de Freita.

Na Nacional 315, no distrito de Bragança, não se circula entre o quilómetro 61 até ao cruzamento do Mouco. Quanto ao distrito de Braga, está interrompida a circulação entre Texugueiros e Cabeceiras de Basto, na Nacional 311.

Actualizada às 22h15
Continue a ler esta notícia

Relacionados