Cinco principais cancros aumentam - TVI

Cinco principais cancros aumentam

cancro

Taxa cresce cinco por cento entre 2001 e 2007

Relacionados
A taxa de incidência de cancro da mama, próstata, colon, pulmão e de Linfoma não Hodgkin aumentou cinco por cento entre 2001 e 2007 na região sul, foi esta terça-feira divulgado em Lisboa, informa a Lusa.

Segundo a directora do Registo Oncológico Sul, Ana Miranda, estes são os cinco principais tumores que nos últimos anos registaram um crescimento que poderá estar relacionado com o envelhecimento da população.

O Registo Oncológico Regional Sul (ROR-Sul) integra todas as instituições públicas de saúde (hospitais e centros de saúde), que se localizam na região de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e Região Autónoma da Madeira, recolhendo e tratando a informação sobre os casos de tumores malignos que ocorrem na população residente (cerca de 4.500.000 habitantes).

Segundo Ana Miranda, que hoje apresentou ao dados nas XVI Jornadas do ROR-Sul, em Lisboa, que assinalam os 20 anos deste organismo, em termos de mortalidade o mais importante é o pulmão, que regista ma incidência mais elevada, logo seguido do cancro da próstata. Contabilizando todo o tipo de cancros, explicou, registou-se uma subida de 18 mil casos por ano para 19.300.

Individualizando os dados por género, há uma indicação de subida da incidência nos homens, à excepção do cancro do pulmão, e uma descida nas mulheres, à excepção do linfoma não Hodgkin. No caso do cancro da mama, por exemplo, em 2001 registaram-se 103,90 casos por cada 100 mil habitantes e em 2007 esse valor desceu para 98,86.
Continue a ler esta notícia

Relacionados