ETA: «PJ está a investigar» - TVI

ETA: «PJ está a investigar»

Nove detenções no País Basco relacionadas com a ETA

Matrícula de carro recolhido em Salamanca coincide com a do carro desaparecido em Faro

Relacionados
A matrícula do carro encontrado em Salamanca (Espanha), e que terá sido usado por elementos da ETA, coincide com a matrícula da viatura alugada no Algarve a 16 de Agosto, disse à Lusa fonte policial.

Um Fiat Punto, com a matrícula QS-92-28, foi alugado numa «rent-a-car» em Faro, a 16 de Agosto de 2008, e deveria ter sido devolvida a 19 de Agosto, mas por nunca ter sido entregue, os proprietários da «rent-a-car» fizeram uma queixa por «aluguer abusivo» na PSP de Faro a 28 de Agosto, disse hoje à agência Lusa fonte policial.

A mesma fonte da PSP adiantou à Lusa que o processo do «aluguer abusivo» daquela viatura está a decorrer no tribunal. A matrícula do carro alugado em Faro a 16 de Agosto de 2008 coincide com a matrícula da viatura do carro recolhido numa rua de Salamanca, adiantou uma fonte policial em Madrid.

A viatura encontrada em Salamanca continha no seu interior garrafas com líquido inflamável e detonadores que são normalmente utilizados pela ETA para destruir veículos.

A Polícia Judiciária (PJ) está a «investigar e a desenvolver diligências» para «apurar em que circunstâncias uma viatura foi parar a Espanha» e acabou por ser encontrada com explosivos da ETA, disse à Lusa fonte daquela força.

Dados das investigações preliminares sugerem que pelo menos duas pessoas terão viajado no veículo, roubado em Portugal em Agosto de 2008 e abandonado, pouco tempo depois, na cidade espanhola de Salamanca.

Desde o Verão de 2007 foram utilizadas três viaturas com origem em Portugal para acções do grupo separatista Basco, em que um dos carros foi utilizado num ataque a um quartel da Guardia Civil em Durango, Espanha, e os outros dois foram encontrados com explosivos no seu interior.

O PortugalDiário contactou a Polícia Judiciária com o intuito de obter esclarecimentos, mas o pedido de informação foi recusado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos