Saiba como vai estar o tempo na noite de passagem de ano - TVI

Saiba como vai estar o tempo na noite de passagem de ano

Mau tempo na Madeira

Quase todo o país está sob aviso amarelo devido às previsões de vento forte e chuva. Mas não deve chover na noite de fim-de-ano

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou esta quarta-feira quase todo o país sob aviso amarelo devido às previsões de vento forte e chuva, com excepção do arquipélago dos Açores e dos distritos de Aveiro, Coimbra, Santarém, Portalegre e Évora.

Mas para quem quer passar a noite de fim de ano na rua, há boas notícias: o Instituto de Meteorologia prevê chuva para sexta-feira, mas só até ao final da manhã. E as temperaturas até estarão agradáveis para a época.

Já esta quarta-feira, segundo a informação disponibilizada no site do IM, cerca das 07:30, a quase totalidade dos distritos de norte a sul do país estavam sob aviso amarelo, o menos grave, o que significa situação de risco para a realização de determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.

No norte do território continental, o motivo da activação do aviso amarelo relaciona-se com o vento forte que se irá sentir ao longo do dia, enquanto que no centro e sul, a partir de Leiria, também haverá chuva, temporariamente forte.

O IM informa ainda que toda a costa portuguesa está também sob aviso amarelo, devido à agitação marítima.

Assim, as previsões do IM para hoje são de céu geralmente muito nublado e períodos de chuva, que será mais frequente no litoral, sendo temporariamente forte e acompanhada de trovoada a sul do Cabo Carvoeiro. Nos pontos mais altos da Serra da Estrela existe ainda possibilidade de queda de neve.

O vento será fraco a moderado (10 a 25 km/h) de sueste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral, em especial a sul do Cabo Mondego, com rajadas na ordem dos 75 km/h, sendo forte a muito forte (40 a 65 km/h), com rajadas na ordem de 90 km/h, nas terras altas.

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental as ondas serão de sudoeste com 2,5 a 3,5 metros de altura, aumentando depois para os 3,5 a quatro metros, enquanto que na costa sul serão de sueste, com dois a 2,5 metros.

Entretanto, o site da Marinha portuguesa informa que as barras de Caminha e Lagos estão encerradas, e que a da Figueira da Foz encontra-se condicionada.

No arquipélago da Madeira, também sob aviso amarelo devido ao vento forte, as previsões do IM são de períodos de céu muito nublado e ocorrência de aguaceiros, que poderão ser temporariamente fortes, em especial nas zonas montanhosas até ao final da manhã, diminuindo de frequência a partir da tarde.

Segundo o IM, existem ainda condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, sobretudo até ao final da manhã.

O vento soprará forte (35 a 55 km/h) de sudoeste, com rajadas na ordem dos 65 km/h, rodando para oeste a partir da manhã e tornando-se moderado (25 a 35 km/h) para o final do dia. Nas zonas montanhosas será forte (45 a 55 km/h) de sudoeste, com rajadas na ordem dos 90 km/h, rodando para oeste a partir da manhã.

Na região do Funchal haverá também períodos de céu muito nublado, aguaceiros que poderão ser acompanhados de trovoadas até ao final da manhã e vento forte (35 a 50 km/h) de sudoeste, com rajadas na ordem dos 65 km/h, tornando-se em geral fraco (inferior a 20 km/h) de oeste, a partir do meio da manhã.

Na costa norte do arquipélago madeirense as ondas serão de noroeste com quatro a 4,5 metros de altura, diminuindo depois para 3,5 a quatro metros, enquanto que na costa sul serão de sudoeste, com 2,5 a 3,5 metros.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 14 graus Celsius no Porto, 16º em Lisboa e Faro, 17º em Ponta Delgada e 20º no Funchal.

[Notícia actualizada às 13h40]
Continue a ler esta notícia