Um mês à espera de consulta com médico de família - TVI

Um mês à espera de consulta com médico de família

Centro de Saúde dos Olivais (Foto Lusa/Manuel de Almeida)

Quatro em cada dez pacientes aguardam pelo menos um mês por uma consulta, revela estudo da Deco

Relacionados
Quatro em cada dez pacientes aguardam pelo menos um mês por uma consulta com o médico de família, concluiu a Deco Proteste num inquérito, cujos resultados foram difundidos esta terça-feira.

«A situação piorou face ao último estudo da associação em 2004», sendo que «a longa espera atinge agora mais seis por cento de utentes», indica, em comunicado, a associação de defesa de direitos dos consumidores, que para o seu estudo inquiriu 4.300 utentes dos serviços de saúde.

A associação concluiu, também, que «os portugueses estão mais satisfeitos com os centros de saúde do que em 2004, mas ainda esperam muito pelas consultas», sendo as regiões Norte e do Algarve as mais afectadas pela demora.

Nestas zonas, «quase metade dos utentes denunciam intervalos superiores a um mês entre a marcação e o encontro com o médico de família» e «quando este profissional pede uma consulta de urgência no hospital mais de um quarto dos inquiridos espera, pelo menos, dois meses», o que reflecte a «falta de especialistas nalgumas áreas», considera a Deco Proteste.

Nos centros de saúde, o médico de família é o elemento com melhor classificação pelos utentes, devido à «competência demonstrada». No entanto, «cerca de um quarto mudava de profissional se pudesse» e «um terço (dos utentes inquiridos) exprime desagrado com a pontualidade ou assiduidade».

«O tempo de espera, serviços ao domicílio, atendimento telefónico e formalidades para marcar consultas e a eficiência dos serviços administrativos são os pontos fracos do funcionamento» dos centros de saúde, revela este inquérito da Deco Proteste.

A organização exige uma «resposta mais rápida aos problemas» e uma «melhor informação sobre o centro de saúde» e considera que «todos os serviços deviam publicar os resultados do seu trabalho, para uma avaliação mais objectiva do desempenho».
Continue a ler esta notícia

Relacionados