Há ainda quase três mil vagas disponíveis para os estudantes que queiram candidatar-se à terceira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, neste ano letivo, especialmente em cursos dos institutos politécnicos.

As candidaturas, para um total de 2.939 vagas, arrancaram esta quinta-feira e decorrem até à próxima segunda-feira, dia 26 de outubro.

Prevê-se “que os resultados desta fase do concurso nacional de acesso sejam divulgados na quinta-feira, 30 de outubro. O Concurso de 2020 ficará então concluído, tal como inicialmente planeado”, adianta um comunicado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que volta a reafirmar que, este ano letivo, os novos alunos deverão rondar os 95 mil.

Maioria das vagas está nos politécnicos

À semelhança do que já aconteceu na segunda fase, é nos institutos politécnicos que se encontra a grande maioria das vagas, mais 2.116 lugares.

O Instituto Politécnico de Coimbra disponibilizou 303 lugares para alunos que agora queiram concorrer ao ensino superior, seguindo-se o de Bragança (259), Viseu (256) e da Guarda (244).

Por outro lado, também existem politécnicos para onde não é possível concorrer agora, porque não abriram vagas: São o Instituto do Cavado e do Ave e as escolas superiores de enfermagem de Lisboa e de Coimbra.

Já a Escola Superior de Enfermagem do Porto apresenta quatro vagas.

Universidade do Algarve é a que tem mais vagas

Entre as universidades, as que disponibilizam mais vagas são a do Algarve, 121 no total.

Segue-se a da Beira Interior, com 96 lugares por preencher, a do Porto com 83 vagas, a de Coimbra com 81 e a Universidade de Lisboa com 80.

Segundo estimativas do Governo, deverá haver um aumento de mais de 10 mil novos alunos no ensino superior, passando dos cerca de 84 mil que entraram no passado ano letivo para os cerca de 95 mil novos alunos que agora são esperados.

Na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior concorrem cerca de 62 mil estudantes, tendo ficado colocados quase 51 mil.

Já na segunda fase entraram quase 10 mil alunos, com pouco mais de cinco mil a conseguir um lugar no ensino superior politécnico e 4.534 no ensino universitário.

Vagas da terceira fase do concurso ao ensino superior by TVI24 on Scribd

Lara Ferin