Vodafone Paredes de Coura: “É prematuro falar em virose ou intoxicação alimentar” - TVI

Vodafone Paredes de Coura: “É prematuro falar em virose ou intoxicação alimentar”

Luís Escaleira, diretor do serviço de urgência da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, explica os motivos pelos quais mais de 130 festivaleiros do Vodafone Paredes de Coura foram assistidos no hospital

Vómitos, náuseas e diarreia foram os principais sintomas apresentados por mais de uma centena de festivaleiros assistidos nas urgências da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) entre a noite de sexta-feira e sábado.

O diretor de serviço de urgência da ULSAM, Luís Escaleira, explicou em declarações à TVI que a afluência significativa dos festivaleiros à urgência começou por voltas das 21:00 de sexta-feira e prolongou-se pela madrugada.

Durante noite e madrugada temos uma estimativa para cerca de 80 doentes e a frequência de admissões foi diminuindo ao longo do dia. Atualmente, os números de doentes estimados com estes sintomas estão entre 130 a 150”.

Os jovens que chegaram ao hospital foram hidratados com recurso a soro até os sintomas estarem controlados.

A TVI24 falou com alguns campistas do festival. Uma das jovens, que esteve precisamente a soro no hospital, relatou que teve náuseas e, inicialmente, pensou que tivesse a ver com aquilo que comeu ou com a água que bebeu. Mas reparou que outras pessoas apresentavam outros sintomas e não tinham bebido água nem comido o mesmo. A organização também desconhece o que se passou.

Acompanhe o festival ao minuto

O mesmo responsável hospitalar classificou o surto como ligeiro e referiu ainda que a maioria dos jovens teve alta durante o dia.  Muitos voltaram para o recinto do festival.

As causas ainda estão por apurar e Luís Escaleira considera precoce falar de virose ou intoxicação alimentar.

É prematuro falar de virose, na água ou em intoxicação porque a investigação é demorada”, disse sem descurar a possibilidade de qualquer uma destas origens.

A água do campismo chegou a ser cortada como medida de prevenção. O reabastecimento foi restabelecido pelas 18:00, segundo fonte da organização.

Continue a ler esta notícia