Ana Jorge quer mais unidades de saúde - TVI

Ana Jorge quer mais unidades de saúde

Ministra da Saúde em Gaia

Ministra da Saúde pensa em complementar acesso para além das Unidades de Saúde Familiar

Relacionados
A ministra da Saúde anunciou à Lusa a criação de novas unidades prestadoras de cuidados que, a partir do próximo ano, irão «melhorar o acesso aos utentes que não estão inscritos em Unidades de Saúde Familiar (USF)».

O anúncio de Ana Jorge surge a propósito do segundo aniversário da entrada em funcionamento das primeiras quatro Unidades de Saúde Familiar (USF) - a USF Nascente (Centro de Saúde de Rio Tinto, em Gondomar), a USF de Valongo e a USF de São João do Sobrado (Centro de Saúde de Valongo) e a USF de Condeixa (Centro de Saúde de Condeixa) - que abriram as portas a 04 de Setembro de 2006.

Faro: hospital triplica cirurgias aos olhos

Ana Jorge reconheceu a «elevada complexidade» da reforma em curso nos cuidados de saúde primários, a qual foi «desenvolvida apesar de vários constrangimentos, nomeadamente de recursos humanos». Para a ministra, «os objectivos atingidos até agora são seguramente satisfatórios».

O objectivo da tutela é chegar ao final deste ano com mais do que as 150 USF inicialmente estimadas. Para 2009, a meta é atingir as 250 USF. Isto para além da intenção em encontrar uma solução para os centros de saúde que não aderiram a este modelo organizativo, cuja existência motivou já algumas críticas, nomeadamente que a reforma criou «filhos e enteados».

Mais utentes com médico de família é um dos principais objectivos destas novas unidades de cuidados e que, segundo médicos e enfermeiros, foi alcançado pelo modelo USF.
Continue a ler esta notícia

Relacionados