Segundo caso provável de BSE em humano - TVI

Segundo caso provável de BSE em humano

  • Portugal Diário
  • 21 fev 2007, 12:12

DGS: possível infectada é jovem portuguesa residente no Continente

Relacionados
A Direcção-Geral de Saúde anunciou esta quarta-feira a notificação de um caso provável de variante da Doença de Creutzfeldt-Jacob (DCJ) numa jovem portuguesa residente no Continente.

Trata-se do segundo caso provável da doença em Portugal, «com evidência laboratorial» que foi notificado às autoridades na segunda-feira.

«Por imposição ética não são fornecidos pormenores sobre o caso ora notificado», acrescenta a nota da Direcção-Geral de Saúde, datado de 20 de Fevereiro e disponível no site na Internet do organismo.

A DGS salienta no comunicado que não existem perigos de contágio, uma vez que a doença não se transmite pessoa a pessoa.

Em Junho de 2005, as autoridades de saúde anunciaram a existência do primeiro caso provável em Portugal da nova variante da DCJ, diagnosticado num jovem do sexo masculino.

Em declarações hoje à agência Lusa, o director-geral de Saúde, Francisco George, referiu que é necessário distinguir entre a Creutzfeldt-Jacob geralmente diagnosticada em pessoas de idade e a nova variante da Creutzfeldt-Jacob.

A nova variante aparece em pessoas de idade jovem e tem uma relação com o consumo de carne de bovino, explicou Francisco George.

«Este é o segundo caso provável da nova variante em Portugal, mas há uma média de 10 casos por ano diagnosticados da Creutzfeldt-Jacob tradicional», acrescentou.

«Esta doença tem um período de incubação longo e traduz um problema que terá havido há já uns anos», concluiu o responsável.

Número de casos de BSE continua a diminuir. 31 animais doentes em 2006

Os casos da doença das vacas loucas continuam a diminuir em Portugal, com 31 animais detectados no ano passado, o número mais baixo registado desde 1999, segundo dados do Ministério da Agricultura a que a Lusa teve acesso.

Em 2006, de um total de mais de 100.500 testes em animais, foram encontrados 31 com a doença das vacas loucas ou BSE (encefalopatia espongiforme bovina), menos 18 casos dos que os 49 detectados em 2005, segundo os números do Ministério da Agricultura.

Portugal esteve sujeito a um embargo às exportações de carne e produtos bovinos durante seis anos devido ao elevado número de casos da doença, um cordão sanitário levantado em Novembro de 2004 por «Portugal ter tomado acções firmes de controlo do risco e a incidência da doença ter decrescido».

O primeiro caso de BSE em Portugal foi confirmado em 1990, tendo o maior pico sido registado em 1999, com 159 animais infectados.

A partir daí tem havido uma tendência de decréscimo: 150 casos em 2000, 113 em 2001, 86 em 2002, 133 em 2003, 91 em 2004 e 91 em 2005.

A BSE é uma doença degenerativa que afecta progressivamente o cérebro dos bovinos e que pode ser transmitida ao homem.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos