A task force que coordena a vacinação contra a covid-19 informou esta quinta-feira que o autoagendamento vai voltar a ficar disponível para os utentes com mais de 18 anos a partir de 7 de agosto.

O autoagendamento nos adultos foi suspenso pela task force para que se proceda à vacinação dos jovens entre os 16 e 17 anos no fim de semana de 14 e 15 de agosto. Dessa forma, o agendamento da vacina ficou disponível apenas para aquela faixa etária.

A modalidade de auto agendamento permite agendar a primeira dose da vacina contra a Covid19, podendo o utente escolher o local o dia da inoculação da vacina", lembra a task force.

As segundas doses não podem ser autoagendadas, devendo ser administradas no mesmo local da primeira dose.

O portal do autoagendamento encontra-se disponível em https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/.

A modalidade do auto agendamento permite que as pessoas selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinadas, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.

De acordo com os dados mais recentes, um total de 57% da população residente em Portugal tem a vacinação completa contra a covid-19.

Ao todo, até dia 01 de agosto, 5,85 milhões de pessoas (57%) tinham concluído o esquema vacinal e 7,05 milhões (69%) tinham tomado pelo menos uma dose.

Em Portugal, a campanha de vacinação contra a covid-19 iniciou-se em 27 de dezembro de 2020, sendo administradas atualmente as vacinas da Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca (dose dupla) e da Janssen (dose única).

António Guimarães